sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Sobre entregas no prazo...

Recebi alguns comentários de internautas alegando que o Submarino cumpriu o prazo de entrega...

Foi mesmo???????

Será que esta não é a obrigação, visto que se trata de um contrato de compra e venda, um ato de consumo, onde as partes se obrigam mutuamente e devem cumprir o que acordaram?

Entregar no prazo prometido é uma obrigação não apenas para o Submarino, mas para qualquer empresa. E receber no prazo é um direito do consumidor.

Se fosse um caso isolado em meio a milhares de operações comerciais, poderia até ser um drama para aquela pessoa em especial, mas não seria um problema de ordem social.

Mas a verdade é que o Submarino, assim como a Americanas.com e o Shoptime, desrespeitaram os contratos de consumo celebrados com milhares de internautas. (vide as mais de 3000 reclamações que as empresas possuem somadas apenas no Reclame Aqui). E isso fere o interesse coletivo, pois desacredita o sistema de comércio eletrônico.

Cadê eles entregaram a quem não pagou? Obviamente não fazem isso... A relação é desequilibrada neste ponto, e a única forma de equilibrá-la é com a união dos consumidores para garantir que fatos absurdos como os aqui já relatados não voltem a ocorrer.

Pessoalmente, compro no Submarino desde a época que era Booknet e sempre fui um fã da empresa. Mas estou PREOCUPADO com milhares de consumidores lesados e com o sistema de comércio eletrônico no Brasil sendo posto a risco.

E me preocupa muito quando vejo consumidores e cidadãos ignorarem o problema de outros consumidores e cidadãos.

Enquanto o Submarino mantiver um único caso de consumidor lesado, continuaremos a propagar a mensagem de SUBMARINO NUNCA MAIS!

Sempre torcendo para que um dia possamos voltar a recomendar o Submarino, desde que a empresa o faça por merecer, dando uma total reviravolta na sua política de atendimento aos consumidores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o que você escreveu. Que bom, ou melhor, não passou da OBRIGAÇÃO do Submarino fazer a entrega no prazo para alguns clientes. Se hoje a pessoa recebeu no prazo, amanhã pode ser que a mesma não receba sua encomenda na data marcada. E aí!? Acho que todos deveriam se juntar nessa luta contra contratos não cumpridos.

Mauricio disse...

Lembro de uma compra feita na Booknet de um livro esgotado em todos lugares e a unica "livraria" que se comprometeu a entrar em contato com a editora foi a Booknet e só depois de consegui-lo cobrou pelo serviço, bons tempos qdo o importante era o clinte.