sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Problemas Técnicos???

O Blog recebeu um interessante comentário do internauta Victor Hoggeman, que transcrevo abaixo:

"Na boa, o Submarino hoje é vítima de decisões erradas que foram tomadas antes dele ser adquirido pela B2W. O site é todo feito em ASP .NET, o banco de dados é SQL Server... com a maior parte da lógica de negócios armazenada em PROCs no banco. Enfim, um horror.O que está acontecendo é que essa infra não tem mais condições de absorver a quantidade de acessos que tem.Compare com o site da Americanas.com, que usa como backend um servidor de aplicações Java(era WebObjects agora é Weblogic). Eu nunca vi o site da Americanas.com fora do ar por exemplo...Enfim, eu acho que o problema é muito mais tecnológico que de má fé. Como o Submarino agora é da Americanas, talvez eles migrem pra plataforma Java, e as coisas melhorem....Quem mandou o Submarino confiar na Microsoft, né?"

Não disponho de formação técnica na área e de conhecimento da estrutura do Submarino o suficiente para concordar ou discordar. Mas concordo que a infra-estrutura técnica do Submarino tem sido uma barreira, com uma série de problemas para o site.

Mas... decididamente o caos verificado neste Natal não se deve apenas a problemas técnicos. Certamente é um problema de gestão, agravado pelo processo de fusão com a Americanas.com (que aliás, pode usar outra plataforma, mas cometeu erros semelhantes ao submarino, causando danos aos consumidores).

Tenho experiência em fusão de empresas e sei a complexidade da operação e os riscos envolvidos. Sei o que representa o problema de logística num país imenso e com falta de infra-estrutura como o nosso (vide caos aéreo). Já enfrentei muitos problemas na gestão de grandes empresas.

Mas sei de algumas lições básicas que o Submarino negligenciou:

1) Planejamento à exaustão.
2) Elaboração de planos contingenciais para situações excepcionais (vendas de Natal).
3) Estratégia de Gerenciamento de Crises.

Isso é o que faltou, não apenas ao Submarino como aos demais sites da B2W. Só isso pode explicar como o gigante do comércio online do Brasil deu um show de incompetência e causou tantos dissabores aos seus outrora fiéis clientes.

Em suma... o problema não é técnico (embora isso influa). Mas de gestão!

10 comentários:

Roneyb disse...

Sou analista de sistemas e consultor em gestão do conhecimento e, portanto, vejo com maus olhos a tecnologia da Microsoft, mas a verdade é que, bem programado, um sistema ASP, .Net com MS SQL pode funcionar bem apesar das limitações.

Além do mais, depois que vc mandou email para mais de 40 endereços e fez diversos contatos por telefone o problema já não é de TI, mas de gestão mesmo.

Além de mim tenho pelo menos mais dois amigos com atrasos de mais de 10 dias na entrega do Submarino.

Victor Hogemann disse...

Na boa, meu sobrenome é Hogemann, e não Hoggeman.

Outra, eu acredito que o pessoal do Submarino / Americanas / Shoptime saiba que irritar seus clientes não é a melhor forma de aumentar as vendas.

Continuo apostando que os problemas que apareceram nesse fim de ano foram "estrias de crescimento". Eles venderam muito, ultrapassaram um certo limite de capacidade e acabaram escorregando aqui e ali... O que eu quero ver, e acho mais interessante, é quanto tempo eles vão demorar para se adaptar a demanda.

Querendo ou não, Submarino e Americanas.com meio que determinaram o padrão de qualidade pra vendas online aqui no Brasil. É difícil encontrar sites que sejam tão bons quanto, oferecendo a mesma variedade de produtos, e atendendo o mesmo volume de cliente. Essa tropeçada de fim de ano serve pra duas coisas, pra eles melhorarem e pra mostrar que ainda existe espaço pra outros sites crescerem, basta oferecerem facilidades e atendimento melhores.

Eu sinceramente espero que o Submarino supere essas dificuldades, afinal é uma empresa brasileira. Melhor o Submarino e Americanas do que WallMart, Amazon, Carrefour...

Anônimo disse...

Sou cliente assíduo do Submarino e Graças a Deus nunca tive nenhum problema. Todos os produtos sempre me foram entregues no dia seguinte. Isso aconteceu até no feriado de 12 de outubro. Como ele foi comprado pelas americanas, acredito que a momentânea incompedência seja herdada deles, já que no submarino um produto é entregue em 1 dia e na americana em 7, 8, 9...quer dizer... a compra, infelizmente pode tê-lo prejudicado.

Mr. Spock disse...

Definitivamente, não é só um problema de plataformas do site e sim toda uma mentalidade de atendimento ao consumidor que se perdeu com o tempo.

Baseada na impessoalidade da venda feita online, as empresas tratam o consumidor como mero número de pedido, e tal "cultura" está se espalhando até para o atendimento em lojas.

O despreparo profissional dos vendedores é flagrante, parecendo que são treinados mais para enganar o consumidor do que para atender as suas necessidades. Experimentem fazer qualquer pergunta um pouco mais técnica sobre qualquer produto a venda e verão o quanto atarantados eles ficam.

O mesmo acontece com os atendentes semi-analfabetos de telemarketing robotizados que se limitam a responder baseados em scripts (mal) traduzidos, os famosos "estaremos enviando", sem usarem qualquer raciocínio, parecendo mesmo nem ouvirem o que dizemos.

Some-se a isso a precária infraestrutura de logística brasileira que influencia até no misterioso "Custo Brasil". Não temos empresas de entregas do porte de uma FedEx ou DHL ficando tudo a cargo dos Correios que, como toda estatal brasileira, vem decaindo nos últimos anos ao invés de evoluirem para atender a nova demanda do e-commerce. Considere também o transporte aéreo não confiável e o terrestre pior ainda.

Por tudo isso (e muito mais)a tendência do e-commerce no Brasil é se estagnar a medida que os consumidores habituais percam a confiança no sistema, ficando restrito aos "novos-internautas", aqueles que compram PC/Internet graças ao seu Bolsa Família.

Anônimo disse...

Oi Rodrigo,
Encontrei seu blog em uma matéria da Globo.com
Como muitas pessoas, também comprei presentes de Natal pelo Submarino. Comigo não houve problema, recebi tudo direitinho. O que achei estranho é que eles me mandaram um e-mail dizendo que estavam com problemas e que, se o meu pedido não tivesse sido entregue, eu poderia entrar em contato.
Para mim, esse e-mail deixa claro que eles não tem a menor idéia do que causou o problema, visto que não sabem quem recebeu e quem não recebeu o pedido.
Parabéns pela iniciativa!
Thais

Unknown disse...

55284694
confirmação do pedido foi enviada a seu endereço do e-mail
solange@coppead.ufrj.br

VISA
Solicitar 2ª via da Nota Fiscal

Data do Pedido: 22/08/2007 às 11:34









DESCRIÇÃO QUANT. OPÇÃO P/
PRESENTE PREÇO R$ STATUS / ACOMPANHE SEU PEDIDO

MG235 Black Crystal GSM com Câmera e Viva Voz Integrado 1 Não
R$ 329,00 Enviado para a Transportadora
clique e saiba mais
Previsão de Entrega: 24/08/2007
________________________________________
Serviço de Entrega: R$ 0,00

Total do Pedido: R$ 329,00



Pessoal, eu sou uma vítima do Submarino desde agosto deste ano. Comprei um celular que nunca foi entregue e já descontaram 5 parcelas do meu cartão de crédito. Terei que procurar um advogado para resolver esta questão, porque já enviei mais de 50 e-mail´s reclamando e eles só pedem para aguardar um dia útil. Boa iniciativa deste blog. SUBMARINO NUNCA MAIS!!!!!

Anônimo disse...

o site é um horror, mas a entrega de uma compra que eu fiz foi dentro do prazo. Em 4dias me entregou, a data prevista era dia 24/12 e foi entregue dia 24/12.
um abraço ai
RAFAEL

Anônimo disse...

Cara... Eu tenho um relato impressionante para fazer para você sobre o Submarino de uma produto que até agora (já vão para 2 meses) não foi entregue... Entre em contato comigo: cianni@gmail.com

Anônimo disse...

Ano, passado comprei na Americanas.com o Cd de lançamento do Roberto Carlos. Comprei no meio de Dezembro acreditando no prazo de entrega. Só me foi entrege na primeira semana de Janeiro. A desculpa que me falavam era que o problema era com a distribuídora contratada. Eu falava que o problema era de vocês que não sabiam escolher uma distribuidora que tinha consiência moral e profissional para arcar com um volume extraordinário de entregras.

Eu acredito que a propria empresa não tinha conhecimento do grande volume de compras on-line. Um erro é nunca ter um plano B nessas horas.

Nessa época do ano, tudo fica mais difícil por isso que, no ano que vem tudo vai voltar ao normal. Entregas vão chegar no prazo.

Feliz Ano Novo

Anônimo disse...

O problema é a direcao atual as pessoas da B2W! Antes da B2W o Submarino JA existia...... nao importa qual tipo d tecnlogia se da M$, Apple, Fisherprice, Waynetech, kryptoniana, Stark Entreprises ou Votorantim... Calro q deve te exitido problemas nenhuma empresa é perfeita nem a B2W, mais a qualidade do Submarino caiu consideralvemente depois da fusao

Nen veim com ese paop de variedade, que o submarino nem tem mais: acabei de fazer uma busca de leitor de DVD intenro pra computador: dez apareceram UM disponivel. Que variedade... tentei comprar um IPOD no submarino. bem variado... MAS NENHUM DISPONÍVEL
e a americanas acabando com a qualidade e crediblidade do submarino

Agora faça a mesma busca no site "irmoa". tem tudo
Mais o Submarino funcionava com a "tecnologia defasada", segundo o texot.

O diferencial eram as pessoas q faziam o Submarino! Hoje, a maioria dessas pessoas não estão mais na empresa, foram pra concorência - que agradece o envio de profissionais tao competentes. Quem controla o Submarino são pessoas da Americanas.

Decisões erradas anteriores a fusao que prejudicaram o Submarino? MENTIRA. Se houvesem esse tipo de decisoes, o site teria falido, nem seria comprado, fundido nem nada.

quem pode mais, chora menos. americanas tem mais grana pois tem as lojas pra ajudar a atualizar o site. o submarino tinha apenas o submarino. evidente que poderiam envestir mais em tecnoliga

O fato é que o Submarino foi comprado pois era o maior rival da Americanas e, como dizem por aí, "se não se pode vencê-lo, junte-se a ele".

Agora, ela pode destruir o rival se firmar mais ainda na posição de líder.

Se vc é cliente da Americanas e não gostava do Submarino, não muda nada.
Se vc é cliente do Submarino pq destestava a Americanas paciencia.

Submarino nada mais é q a Americanas com outro nome.

Sugiro que compre na magazine luiza, ponto frio, extra ou qualquer concorrente. nao garanto q vc recebe produtos no prazo mas e mais facil isso acontecer...

e pode ate ser no wallmart ou carrefour. mesmo sendo marcas estrangeiras tem brasileiro, chefe de familia trabalhanod la... e fornecedores do brasil tambem. vc ajuda a marca estrangeira e os funcionarios. e pode ate ser no internacional amazon mesmo... afinal grana nao da em arvore. pra q passa sufoco se pode comprar de empresa competente?

Esse Victor não é funcionario da Americanas, tentando salvar o Submarino com desculpas esfarrapadas?

O SUBMARINO ACABOU. AGORA É APENAS A AMERICANAS.COM PEGANDO CARONA NO SUCESSO DA MARCA (E ACABANDO COM ELA).