sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Falta o elo entre o Real e o imaginário...

Durante toda a minha vida trabalhei buscando otimizações e inovações no campo empresarial. Minha principal atividade sempre foi a busca de soluções capazes de gerar resultados cada vez melhores. Sempre fui um incansável na busca pela eficiência e pela qualidade (aliás, podem ver o barulho que esse blog fez em apenas 3 dias).

Pois bem...

Fica aqui o meu conselho gratuito para a B2W.

Montar equipes de embaixadores (ou um nome ainda mais impactante) da empresa, com sede física nas principais regiões do país. Nestas localidades, a empresa contaria com um relações públicas, profissional multidisciplinar, capaz não apenas de zelar pelos interesses institucionais da empresa, como por resolver "in loco" os casos "criticados" pelo sistema, ou seja, os que receberam alguma reclamação, ou relacionados a produto avariado, problema no transporte/entrega, etc.

Isso seria dispendioso e impossível para uma empresa de pequeno porte. Mas plenamente possível para uma empresa da dimensão da B2W (Maericanas, Submarino, Shoptime).

Esse profissional seria um gerenciador local de crises, com autonomia para fiscalizar as empresas de logística, desembaraçar mercadoria com problemas em fisco, visitar clientes com dificuldades, etc. Enfim, alguem que soubesse "desembaraçar" nós gerados por uma estrutura de operação/logística imensa e centralizada. Algo de concreto na ligação entre as duas partes físicas da relação de ocnsumo, que estão separadas por um canal virtual.

Obviamente, a viabilidade desse profissional seria determinada pela demanda comercial de cada região. Mas creio que pelo menos as 20 maiores cidades do país (e seus entornos) possuem demanda para isso. Tudo é uma questão de estudo de viabilidade.

Nas horas de crise é o quanto sentimos a falta do olho-no-olho, de alguém próximo a quem possamos nos dirigir.

Esse profissional teria inúmeras outras funções vitais para a empresa, que não apenas a de gerenciar crises. Seria um auditor de qualidade, podendo realizar vendas. Seria um "telefone local" para ser contactado. Seria um endereço físico para servisitado (uma simples sala comercial ou um birô com um plantão de algumas poucas horas em uma loja física da Americanas).

Enfim... Seria uma revolução na profissionalização do comércio online no Brasil. Um modelo tropicalizado e adaptado às necessidades e realidades do consumo no Brasil. Um diferencial que tornaria as compras no sites da B2W algo muito mais confiável e eliminaria muitos dos desgastes hoje verificados.

Enfim... meras elocubrações de uma mente obcecada por empreendimentos e busca do perfeccionismo, mas que não conhece com exatidão a realidade estrutural da B2W (até porque eles mal dão atenção a nossas queixas e reclamações, quanto mais às sugestões).

Enquanto não fazem nada para melhorar e nos surpreender positivamente, SUBMARINO NUNCA MAIS!

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