domingo, 30 de dezembro de 2007

Seguro para entregas não realizadas no prazo.

Ninguém duvida que o comércio eletrônico é um dos segmentos da economia mundial que mais se desenvolve. E um dos mais concorridos.

Graças à postura dos consumidores da internet, que não aceitam subterfúgios ou enganações, em muitos país o ato de comprar online está se tornando extremamente seguro. As empresas estão se desdobrando para superar as expectativas.

Basta visitar as principais lojas de comércio eletrônico de países como Estados Unidos, Canadá, Inglatera, etc. As páginas destinadas a esclarecer em mínimos detalhes as regras para entrega e soluções de problemas são cuidadosamente elaboradas. Alguns sites até possuem alertas em tempo real das regiões onde pode haver atraso de entrega ocasionado por condições como mau tempo, desastres naturais ou outras condições exógenas. Uma grande e significativa diferença em relação aos varejistas eletrônicos brasileiros.

Os grandes varejistas estão criando SEGUROS e GARANTIAS ADICIONAIS para seus clientes. A Amazon.com, por exemplo, chega a pagar até US$ 2,500 de indenização no caso dela, ou de um de seus parceiros, deixar de cumprir os prazos e as condições de entrega.

No mercado nacional, a posição dos varejistas online precisa mudar radicalmente. Em especial a líder B2W (Americanas, Submarino, Shoptime). Ou muda, ou será engolida pelos concorrentes ou desmascarada por nós consumidores.

Em tempo: Já há empresas no Brasil que estão caminhando para um amadurecimento no comércio on-line. Um exemplo é o Habib´s (http://www.deliveryhabibs.com.br/). Desde que você esteja na área de entrega coberta por eles (uma regra clara), você faz um pedido com ENTREGA GARANTIDA EM 28 MINUTOS. Se a entrega não for feita nesse prazo, o cliente não precisa pagar pelo lanche (e eles ainda garantem que nenhum funcionário é punido por isso, pois a responsabilidade é somente da empresa). Já pedi ums 20 vezes e NUNCA deixei de ser atendido no prazo. Essas iniciativas devem ser louvadas e devem servir de exemplo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre fui grande usuario do Submarino e nunca tive nenhum problema, até recentemente. Semana passada, resolvi comprar uma TV. O prazo de entrega era de 4 dias e, óbviamente nao foi cumprido (deve chegar hoje).

Quanto a Amazon, eu tive um problema, eu comprei umas coisas la e na hora de pedir me deram o prazo de entrega (nos EUA) de 26/12 e dois dias depois, mudaram para 02/01. Tive que cancelar e eles em momento nenhum pediram desculpas tambem.

Anônimo disse...

Cheguei aqui pro indicação e resolvi ler tudo só pra "ficar por dentro". Nunca tive problema algum com qualquer loja dessas comentadas, graças a Deus, mas li sobre o Habib's e embora tenha utilizado desse serviço deles inúmeras vezes sem atraso algum, certa vez tivemos o atraso de mais de uma hora não pagando, óbvio, pelo produto, afinal, era a propaganda deles, certo?
Certo seria se depois dessa vez, eu tivesse ligado novamente pra fazer outro pedido e os atendentes (diversos) me disseram "não atuamos nessa zona", o que achei estranho já que até uma semana antes, quando eu deixei de pagar, eles atuavam.
Infelizmente, nenhum serviço do Brasil passa sem problemas.