sábado, 29 de dezembro de 2007

PRÓXIMAS AÇÕES...

Este final de semana estarei preparando um DOSSIÊ com todos os casos (descasos) levantados pelo Blog em relação aos sites SUBMARINO, AMERICANAS E SHOPTIME.

Por isso, solicito aos amigos que continuem fornecendo suas histórias com o máximo de subsídios.

Este dossiê terá várias finalidades.

1) Chegará às mãos do principais controladores da B2W.
2) Será enviado, via sedex, para os principais jornais, redes de tv e revistas brasileiros e alguns internacionais.
3) Será enviado, via sedex, para as corretoras de valores que operam na Bolsa de Valores de São Paulo como subsídio para avaliarem seus investimento, e de seus clientes, em ações BTOW3.
4) Será enviado, via sedex, aos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
5) Será enviado, via sedex, a parlamentares de todos os partidos, além de autoridades do Governo Federal, como alerta aos danos causados aos consumidores por esses sites.

Estas medidas, além de muitas outras, prosseguirão até que o Submarino (inlcuindo Americanas e Shoptime) resolva os problemas de seus consumidores (inclusive indenizando-os por danos morais e despesas extras envolvidas) e mude radicalmente de postura, pois CONTINUAM PROMETENDO PRAZOS CURTOS DE ENTREGA E AFIRMANDO VALORES EM SEUS RELACIONAMENTOS COM OS CONSUMIDORES QUE JÁ ATESTAMOS QUE NÃO SÃO VERDADEIROS.

15 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de que entrassem em contato comigo. Quero tb fazer parte deste movimento contra o SUBMARINO. Fiz um pedido e até agora não recebi meu produto. Meu e-mail é:
karina_andrade_santos@yahoo.com.br
Aguardo contato.
Obrigada.
Karina

Anônimo disse...

Atendendo ao seu pedido, resolvi descrever meu problema com mais detalhes.

Meu nome é Marcel Cerqueira, realizei a compra do meu de um notebook (Notebook 14.1" Pavilion dv2240br Intel Core Duo T2080 512MB HD80 DVDRW - R$ 2.299,00) e uma mochila (Mochila para Notebook 15" Nylon - R$ 149,00), totalizando o meu pedido (nº 63151798) R$ 2.418,00, pois tive R$ 30,00 de desconto de uma revista e o sedex foi grátis.

Desde Junho venho acompanhando a queda de preço deste equipamento, que para mim, era o modelo adequado. Em Novembro, mês do meu aniversário, dois amigos resolveram me dar parte do equipamento como presente.
No dia 09 de Dezembro, após alguns dias de aflição e expectativa (pois estava esperando este produto entrar no estoque do Submarino, já que vinha esgotando rapidamente), efetuei a compra, esta, com previsão de entrega para cinco dias (consta no histórico: Previsão de Entrega: 14/12/2007 e *Enviado para a Transportadora em 10/12/2007 às 21h09). Optei por comprar nessa empresa já que até esta oportunidade, não havia tido dores de cabeça.

O fato é que até a presente data (Sábado - 29/11/2007 às 16:55), quase reveillon, não recebi o produto.

Por inúmeras vezes entrei em contato com a referida empresa através da Internet (chat online) e por telefone, quando me deram novas datas de entrega. A primeira prometia previsão de 15 dias, o que faria com que o produto chegasse dia 24, ainda antes do Natal (eu acreditei e esperei, mas o produto não chegou!), a segunda, que chegaria até as 21 horas do dia 27, outro desapontamento e mais frustrações, quando resolvi procurar por informações não web e encontrei este site.
No chat on-line da Submarino uma das atendentes disse que não poderia me dar previsões pois não haviam informações no sistema, e chegou até mesmo a abrir uma ocorrência (Priscila Coltro: Segue o numero do protocolo de reclamação B662F36F61), dizendo que eu teria uma resposta em até 24 horas, o que também não ocorreu.

Estou de mãos atadas já que, meu notebook teve sua fabricação descontinuada pela HP, o que me faz ter medo de cancelar o pedido, pois neste caso, poderia ficar sem o equipamento e sem condições de comprar um compatível pelo mesmo preço, até porque, lembro que foi um presente dado por amigos, mas até agora, o único presente que recebi foi o do Submarino: Dor de cabeça!

Marcel Andrade Vasconcelos Cerqueira
marcel.cerqueira@gmail.com
Feira de Santana, Bahia

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Tive problema com o Submarino e assim como você já havia indicado a loja centenas de vezes.

Meu caso não foi resolvido e o final da histório foi um desabafo da própria funcionária do setor de relacionamento me encorajando a tomar as devidas providências pois somente assim, talvez as pessoas que podem tomar atitude assim o faça.

Pensei inicialmente em criar um blog mas percebi que não conseguiria mante-lo, então divulguei tudo que havia ocorrido em dois grandes forums que participo.

Quando percebi que fui completamente ignorado pela empresa, visto como mais um entre milhares de clientes tive a mesma idéia das ações. Acredito que este será uma das poucas ferramentas eficientes para conseguirmos a atenção da B2W.

Ao mesmo tempo uma pena e uma vergonha. É incrível a capacidade de ignorar o problema de alguns gestores da empresa.

Fica aqui meu desabafo.

Ps. Quando interrogado pelo relacionamento do cliente se faria novas comprar na empresa respondi assim.

Sim, comprarei novamente. Produtos baratos, aqueles em que a margem de lucro são baixas e que se fossem a unica fonte de renda do site não pagaria nem as despesas.

Agora somente uma coisa mudou. Além destes produtos, talvez eu compre aqueles bem abaixo do preço. Comigo o Submarino só toma prejuizo, se a diferença de preço for 10,20 que seja, compro em outro lugar.

testando disse...

Realmente o submarino foi uma grande decepção neste final de ano; assim como um amigo de trabalho, eu também tive problemas com pedidos que realizei pelo site e, pelo visto, muitas outras pessoas também o tiveram.

Foi uma péssima experiência que não pretendo repetir tão cedo.

Se precisarem de mais um par de assinaturas, podem contar comigo.

Um grande abraço!

Anônimo disse...

GOSTARIA de fazer parte deste movimento contra o SUBMARINO. Comprei em pré-venda o último livro HARRY POTTER , em setembro .Fui comunicada por e-mail que o livro tinha sido enviado para a transportadora , porém o livro nunca chegou em minhas mãos ( compra já paga).
Entrei em contato via chat e por telefone porém até este momento não obtive resposta
Meu nome é Maria de Lourdes Sales meu email é maria_sales@uol.com.br
Obrigada
Maria de Lourdes

Anônimo disse...

Meu nome é Marcelo, moro em Salvador (BA), e gostaria de compartilhar uma opinião junto a todos.

Acho um exagero e um verdadeiro oba-oba o que está sendo feito em relação aos (já esperados) atrasos dos principais sites de comércio eletrônico do Brasil.

Tive problemas de atrasos no Submarino nos últimos 2 meses (principalmente com a chegada das festas) mas seria injusto dizer que estou insatisfeito com o serviço.

Com a relativa experiência que tenho como comprador pela internet e colocando um pouco as emoções de lado, acredito que o Submarino sofre do mesmo mal que toda empresa de varejo que faz a entrega do produto (ou serviço) posteriormente ao pedido de compra. Já tive problemas semelhantes em diversos sites de internet, concessionárias de veículos, empresas de TV por assinatura, lojas de móveis e eletrodomésticos e até encomenda de alimentos e artesanato.

Não tiro a culpa do Submarino pela falta de controle sobre a logistica de entrega (até porque não é o submarino que entrega nada e sim as empresas de logística de cada região - no nosso caso, a Atlas Logística) mas simplesmente não crio maiores expectativas no que diz respeito ao prazo de entrega quando chegamos perto de datas comemorativas que, consequentemente, aumentarão o fluxo de vendas e poderão comprometer a estrutura de entregas. Ou eu não compro, ou compro com mais antecedência.

Nos outros períodos, só tenho elogios a fazer. Tenho mais de 50 compras entre Submarino e Americanas.com, nunca tive problemas com a qualidade e integridade do produto, embalagens perfeitas e preços sempre competitivos. A única vez que -EU- fiz uma compra errada, o submarino veio buscar o produto na minha casa (sem custo, diga-se de passagem) e me deu um crédito (por escolha minha, pois poderiam devolver o dinheiro também) e me deixou plenamente satisfeito.

Resumindo: Acho que as empresas que vendem seus produtos pela web (e fazem entregas em todo país) invariavelmente sofrem de períodos de sobrecarga em seus fluxos internos. Não podemos ser ingênuos de pensar que os prazos bastante otimistas oferecidos por essas lojas eletrônicas serão sempre cumpridos e - mais ainda - acho que no momento em que não abrimos mão de comprar confortavelmente da tela de nossos PCs e Notebooks, temos que saber que estamos suscetíveis a esse tipo de situação.

Não estou defendendo o Submarino com esta afirmação. Pelo contrário: Situações como essas só me fazem deixar de comprar nesses períodos. Acho, apenas, que existe uma exaltação e um exagero por parte dos consumidores que, eventualmente, sofrem com atrasos nas entregas.

Uma previsão: A partir de Fevereiro/08 as entregas se normalizarão (como em todos os outros anos), todos continuarão a comprar pela internet e, tanto o Submarino quanto o Americanas.com continuarão a manter o status de melhores e mais seguros sites de comércio eletrônico do Brasil.

Agradeço a oportunidade de expor minha opinião.

Sds,

Marcelo Medrado
mmedrado@gmail.com

Anônimo disse...

Meu nome é Jorge Medeiros e estou bastante decepcionado com a Americanas.com. Fiz um pedido no dia 08/12/2007 onde constavam dois produtos (um microsystem e um mini-veículo), onde seriam presentes para meus dois filhos. O número do pedido é (30422212) e o correu o seguinte:

a) No dia 21/12 minha esposa chegou ao nosso apartamento e havia sido recebido pela portaria APENAS um dos produtos (apenas o minisystem).

b) Ela observou na nota-fiscal que havia descrito os dois produtos e ficamos aflitos pois poderia ter sido falha da transportadora em esquecer de entregar o segundo produto. Ligamos para a transportadora COMETA e a mesma disse que teria que ser tratado com a americanas. Da minha empresa liguei para a Americanas.com e a atendente me explicou que o pedido havia sido desmembrado e que eu ficasse tranquilo com relação à nota-fiscal ("que era assim mesmo", segundo ela) e que eu receberia um contato em breve. Obs.: a conversa foi gravada, pois as ligações são gravadas na minha sala.

c) No dia posterior, recebi um email que eu agardasse 24 horas úteis.

d) No dia 27/12 recebi um email da Americanas.com, setor de relacionamento, que o produto estava retido na Fiscalização.

e)Até hoje, 28/12, pela manhã o site da americanas apontava meu pedido como PENDENTE

f) Para minha surpresa e total decepção, recebi um email agora a noite do dia 28/12, que o pedido já estava OK e que a entrega fora feita no dia 21/12....

Enfim, foram me ditas várias desculpas e informações conflitantes e estou até o momento com um prejuízo financeiro e além disso e pior foi a decepção de não poder ter dado um presente para meu filho de 2 anos!!!! Estou INDIGNADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Obs.: Sou empresário, respeitado em várias regiões do Brasil e minha voz irá ecoar junto com tantos outros que foram prejudicados por esta empresa que até antes disso eu pensava ser uma empresa séria! Ainda tenho esperanças que esta empresa se retrate e tente minimar meu prejuízo, já que a questão moral é impagável!

Marcelo disse...

Atendendo ao pedido, vou colar abaixo a reclamação que postei no ReclameAqui. Meu nome é Marcelo Lima Rubim e meu e-mail marcelorubim@gmail.com.

No dia 19/12, efetuei uma "compra" de 3 boxes de DVD no site da Americanas.com. O prazo de entrega informado foi de 2 dias úteis.
Segundo o rastreamento do pedido, ele está travado por suspeito de furto. Engraçado e conveniente, não? Até o momento não recebi o que "comprei" e não recebi nenhuma satisfação das Americanas.com. Se o produto foi furtado ou não, eu não tenho culpa e não devo ser prejudicado. Se houve a suspeita de furto, a Americanas.com deveria logo em seguida reenviar os produtos que comprei. Mas até hoje, 28/12, não recebi nada! E estou farto dessa empresa. Já me comprometi a nunca mais comprar com eles, devido a falta de respeito que têm com os consumidores e recomendo a todos fazerem o mesmo!!
Outro "detalhe", quem disse que consigo reclamar? O telefone deles só dá sinal de ocupado e quando atendem, dizem que o sistema está indisponível.
Vou aguardar o término das festa de final de ano, caso não seja resolvido, irei ao PROCON!


Obrigado,
Marcelo

Anônimo disse...

Ao Marcelo, autor do comentário datado de 29.12.2007, às 19.21 hs:

Não é verdade que os problemas apontados nas lojas Americanas e Submarino somente ocorrem em períodos de festas comemorativas. As Americanas sempre prestaram um mau atendimento no pós-venda e o mesmo passou a acontecer com o Submarino após a fusão de ambas na B2W.

O problema é não apenas de má gestão mas também de descaso com o cliente, que sempre foi a marca distintiva das Americanas.

A fusão somente ampliou o que já havia de ruim, por conta da imposição da má política de relacionamento das Americanas ao Submarino.

Ah, eu também sou de Salvador-Ba e já me desgastei com o Sumarino há alguns meses - muito antes do natal, portanto -, em virtude de me terem vendido um produto sem tê-lo em estoque e ainda resistido a realizar o estorno da quantia paga. Terminei aceitando um vale-troca (que não tinha solicitado) para adquirir uma mercadoria similar, a qual foi entregue depois que ameacei tomar medidas judiciais contra a empresa.

Anônimo disse...

Ao Marcelo, autor do comentário datado de 29.12.2007, às 19.21 hs:

Não é verdade que os problemas apontados nas lojas americanas e submarino somente ocorrem em períodos de festas comemorativas. As Americanas sempre prestaram um mau atendimento no pós-venda e o mesmo passou a acontecer com o Submarino após a fusão de ambas na B2W.

O problema é não apenas de má gestão mas também de descaso com o cliente, que sempre foi a marca distintiva das Americanas.

A fusão somente ampliou o que já havia de ruim, por conta da imposição da má política de relacionamento das Americanas ao Submarino.

Ah, eu também sou de Salvador-Ba e já me desgastei com o Sumarino há alguns meses - muito antes do natal, portanto -, em virtude de me terem vendido um produto sem tê-lo em estoque e ainda resistido a realizar o estorno da quantia paga. Terminei aceitando um vale-troca (que não tinha solicitado) para adquirir uma mercadoria similar, a qual foi entregue depois que ameacei tomar medidas judiciais contra a empresa.

Anônimo disse...

Em resposta ao Marcelo Medrado (Salvador-BA)

Não acredito que se trate de oba-oba. Concordo que ocorram oscilações nos prazos de entrega no final do ano. Contudo a questão é que, mesmo durante o ano, a qualidade do atendimento e do serviço do Submarino caiu muito.

Falo com a experiência de quem comprou pelo Submarino por 7 anos seguidos e, em setembro último, enfrentou problemas com a compra efetuada e teve de apelar para a ouvidoria do grupo para resolvê-los. Isto tudo porque os canais de atendimento (telefone, chat, email) não funcionam! E, o que é mais revoltante: o televendas atende com uma rapidez incrível. Ou seja, quem dimensiona as centrais privilegia notadamente a venda em detrimento ao atendimento. Dane-se o consumidor, claro, já vendemos!

Paulo Marinho (São Paulo-SP)

Anônimo disse...

Realemente infelizmente isso ainda acontece no Brasil, fiz um compra no shoptime no dia 04/01, a entrega estava prevista no dia 10/01, nada me foi entregue, liguei e me passaram nova data dia 14/01 nada novamente, liguei novamente e estava para ser entregue no dia 16/01, nada depois foi agendado para o dia 19/01 e nada, o pior e q ninguem sabe aonde esta a minha mercadoria, estou na luta ainda e não deixarei barato.


Roberto Rodrigo (Rio de Janeiro/RJ)

Anônimo disse...

O fato de ser cliente antiga, não significa que um dia não aconteça um problema (há mais de três anos comprava na submarino sem grandes transtornos, às vezes, pequenos problemas que eles rapidamente resolviam), MAS:

Em 17/09/07 comprei 04 livros na SUBMARINO pedido 56896146, destes livros 02
foram entregues sem problemas. o terceiro foi entregue no mês
seguinte errado (nome do livro idêntico ao solicitado, porém de outro autor). A empresa foi
comunicada e nos instruiu a devolver o livro para a SUBMARINO, no mês seguinte, o valor
desembolsado neste livro foi transformado em vale trocas. o quarto livro
"animals, ethics and trade (turner, jacky; d´silva, joyce)" importado e tinha previsão de entrega para 19/12/07, aguardamos até
20/01/07 e ao acessar o link para acompanhamento de entrega havia a
mensagem: dificuldade de entrega - produto devolvido ao SUBMARINO, =
entramos
em contato com a empresa via atendimento on line e telefônico, sem
conseguirmos saber qual foi o problema na entrega, após muito aborrecimento
fomos informada de que o valor pago r$ 93,92 estaria disponível como vale
troca e que este poderia ser resgatado em até 01 ano.

No dia 04/01/08 tentamos utilizar este vale troca para adquirir este livro
importado (anunciado c/frete grátis) como era exatamente o mesmo livro e
preço, o boleto bancário gerado tem valor r$ 0,00, recebemos email da submarino com
confirmação do pedido n. 66302521 e ao acessar a página no dia seguinte,
este constava como cancelado (e o vale trocas como utilizado e
indisponível). ao entrarmos em contato com atendimento on line e telefônico
todos os atendentes informavam não conseguir visualizar o pedido e o
"clássico" aguardar 01 dia útil (entraram em contato 24 dias depois
informando que o vale trocas novamente achava-se disponível).

No dia 30/01/08 novamente tentei adquirir este livro importado com o vale
troca pedido 68899363 e todo ritual se repetiu: email submarino confirmando pedido, cancelamento do pedido,
contato via email e telefone. Após essa data já recebi 08 emails da
SUBMARINO solicitando que aguarde 01 dia útil para resolução do =
problema, o último do dia 02/02/08 sem que nada tenha sido feito. até o obusdman da
empresa já contatei.

Não consigo ver a dificuldade, só quero o livro pelo qual paguei em 17/09. e
para ser franca já perdeu a graça, se devolverem meu dinheiro ficou
satisfeita e espero não comprar mais nada neste site.

Sônia M.Teodoro

Unknown disse...

Fiz uma compra no SUBMARINO e nao recebi e nem me estornam o dinheiro.
A unica coisa q escuto no telefone ou por email quando entro em contato com eles é: 1 dia util vamos te dar uma resposta a respeito.
Faz 1 mes e nada de respostas, desisti para nao passar mais nervoso. SUBMARINO NUNCA MAIS.
1caca@terra.com.br

Unknown disse...

Fiz uma compra no SUBMARINO e nao recebi e nem me estornam o dinheiro.
A unica coisa q escuto no telefone ou por email quando entro em contato com eles é: 1 dia util vamos te dar uma resposta a respeito.
Faz 1 mes e nada de respostas, desisti para nao passar mais nervoso. SUBMARINO NUNCA MAIS.
1caca@terra.com.br